O universo das terapias integrativas e complementares engloba desde técnicas orientais milenares até recentes inovações tecnológicas. Em constante expansão em todo o mundo, especialmente nas modernas sociedades ocidentais, as terapias integrativas e complementares encontraram no Brasil um campo vasto de atuação.
O objetivo desta modalidade de medicina ou terapêutica, é estimular a auto cura, partindo do princípio que o homem não é só constituído do corpo material, mas é um ser complexo, composto por mente, espírito e matéria, sendo necessário, portanto uma visão abrangendo o aspecto geral de sua vida.
Tem como objetivo, um equilíbrio entre todos os seus aspectos, para que ele alcance a sua plenitude humana, e com isso preserve, previna ou mesmo recupere a sua saúde.
Se, no passado, os pesquisadores justificaram essas práticas de saúde tradicionais através da existência de fatores como a pobreza, o baixo nível educacional e uma fraca penetração da biomedicina, hoje as terapias integrativas e complementares atuam num cenário urbano fortemente influenciado pela medicina moderna, penetrando em classes sociais mais abastadas e de bom nível de escolarização.
Em comum, as práticas integrativas e complementares de ontem e de hoje têm a visão holística e a preocupação com o paciente, enxergando-o como um ser completo, e não apenas como um órgão doente.
Existem provavelmente 800 técnicas ou mais, de medicina natural e integrativa, sendo que muitas delas ainda encontram resistência no meio acadêmico, devido à falta de comprovação de sua eficácia de forma científica, e cerca de 4.000.000 de brasileiros se beneficiam destas práticas para recuperação de sua saúde.
Algumas das práticas mais conhecidas são:
- Acupuntura
- Auriculoterapia
- Laserpuntura
- Eletro acupuntura
- Moxaterapia
- Ventosaterapia
- Sangria
- Homeopatia
- Fitoterapia
- Florais
- Massoterapia
- Ortomolecular
- Quiropraxia
- Iridologia
- Reflexologia
- Aromaterapia
- Cromoterapia
- Magneto terapia
- Tuina
- Dietética Funcional
- Entre outras.
Abrangência dos tratamentos
- Estresse e todas as manifestações decorrentes
- Estafa, síndrome da fadiga crônica
- Ansiedade
- Fobias e medos
- Depressão
- Dependência a drogas (tabagismo, alcoolismo, etc.)
- Controle da compulsão alimentar e auxilio ao tratamento da obesidade ou sobrepeso
- Enxaquecas e dores de cabeça tensionais
- Dores crônicas lombares, nuca, ombro, etc.
- Hipertensão arterial
- Problemas musculares
- Reabilitação neuromuscular em sequelas de AVC
- Doenças alérgicas
- Insônia
- Aprimoramento pessoal e profissional, melhorando a desempenho no trabalho
- Diabetes
- Colesterol
- Problemas ginecológicos
- Distúrbios de aprendizagem
- Entre outros problemas
A atuação das terapias integrativas é complementar e não devem interferir no tratamento médico, serve como um apoio no tratamento para que o corpo responda mais prontamente à terapêutica alopática utilizada. A ideia é somar ao trabalho do médico, visando o bem maior que é a saúde e bem-estar do paciente.
Por serem naturais e não invasivas não produzem efeito colateral e contribuem para uma rápida melhora no quadro dos pacientes, proporcionando bem-estar e conforto, permitindo que o indivíduo fragilizado, possa encontrar neste cuidado complementar, maior tranquilidade, segurança e ânimo para enfrentar a doença.
- Informações retiradas da internet
Meus problemas de dores nas costas foram resolvidos.
Minha mãe ficou mais de um mês tendo dificuldades de andar ao acordar, levava uns quarenta minutos até conseguir andar. Após três seções de massagens com o Dr Gilberto, passou por uma ressonância e o resultado foi negativo, totalmente curada.
Meu esposo fez uma seção e já sentiu grande melhora. Passará por mais duas e não tenho dúvidas que será curado de fortes dores nos joelhos.
Indico com muita alegria o trabalho desse profissional.
PARABENS DR GILBERTO.